sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Conflitos Culturais

A cultura é um mosaico de práticas que configuram o “projeto de vida” de um povo ou grupo social. As atividades culturais estão orientadas para a adaptação e organização da vida, e para a expressão e interpretação do sentido desta vida. Através de sua cultura, os grupos sociais se adaptam ao seu meio ambiente, se associam uns aos outros, criam laços intra e interculturais e se organizam em instituições sociais, expressam seu pensamento e sentimento e interpretam seu estar-no-mundo e seus sonhos de um futuro melhor.
Hoje, no mundo marcado por contatos interculturais, impostos pelos meios de comunicação, por migrações, interdependências econômicas e rápidas transformações, o diálogo entre culturas é uma exigência da convivência e sobrevivência de diferentes projetos de vida e lógicas culturais. Mas, o diálogo é também uma necessidade no interior de cada cultura onde emergem conflitos entre tradição e inovação. O diálogo entre as culturas e nas culturas faz parte da responsabilidade de cada projeto de vida pela paz universal da humanidade e pela continuidade do projeto de toda a criação.

Três pontos mais importantes da cultura de massa


1. A cultura é, pois, própria dos seres humanos; não é instintiva, mas adquirida, aprendida e produzida apenas pelos seres humanos. Desse modo, todos tem direito á cultura, assim como tem a educação.
2. "Viver é muito perigoso" -, pois a sociedade dispõe de inúmeros estratagemas para assegurar a perpetuação do status e punir severamente os que dele se desviam, mesmo quando não tenham transgredido a lei. A uma rejeição pelo simples fato de que essas pessoas não se encaixam nos padrões estabelecidos.
3. Em termos políticos, a arte é um cavalo de Tróia, os povos se encantam com sua beleza e acabam engolidos pela ideologia e cultura que ali vem embutida.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007